domingo, 18 de abril de 2010

ETAPA 1 – Definindo Globalização Segundo Ulrich Back

Este autor ultraglobalista, acredita que o mercado substitui o poder do Estado porque coordena aspectos que deveriam ter 100% influencia do Estado, ou seja, políticas que deveriam ser adotadas pelo Estado, são implementadas pelo mercado. Assim toda a globalização se resumiria a esfera da economia, deixando as outras formas de globalização sem uma definição, se faria parte da globalização ou se seriam meros fatos que poderiam ser somente simples influencias. Desta forma
“o desmantelamento do aparelho e da tarefa do Estado” vai sendo evidenciado com a globalização e as fortes presença do mercado nas decisões do que se referem ao economia e sociedade. Ainda segundo o autor estas afirmações deixariam os Estados dependentes um do outro e assim qualquer atitude deveria ser tomada em grupo, pois todas influenciariam em todos os Estados.
O autor ainda define globalização como uma forma de submeter os Estados aos atores transnacionais, predominando a cultura de livre comércio e abertura de mercado, conforma coloca o consenso de Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário