terça-feira, 13 de abril de 2010

Etapa 4c - Avaliação do texto "A resiliência do Estado Nacional frente à globalização"

O texto de Ricupero (2008) analisa a forma de como os Estados nacionais tem lhe dado com esse fenômeno que é a globalização. O autor demonstra em seu texto que apesar da globalização ocorrer de forma intensa o Estado-nação tem demonstrado ser cada vez mais forte. O autor pretende demonstrar em seu texto que o Estado nacional não perdeu seu poder e é ele que continua a ser o principal ato do sistema internacional. Ricupero admite que os Estados sofrem com a pressão da globalização, e que a todo momento os atores não-estatais tendem a pressionar os Estados para que eles possam ter maior poder de manobra no SI.
Ricupero coloca que com o fim do socialismo no inicio dos anos 1990, existiu uma forte percepção de que a globalização tenderia a se propagar. Contudo essa percepção acabou por não se concretizar, pois com uma serie de crises econômicas muitos Estados se voltaram para si, ou seja, o nacionalismo se fortalece, pois em períodos de crise o que importa é proteger a economia e a segurança do Estado nação. O autor cita o atentado de 11 de setembro, para demonstrar que acontecimentos como crises econômicas e atentados terroristas fortalecem o pensamento anti-globalistas.
Para o autor, a criação de organismos internacionais não enfraquecem a capacidade dos Estados nacionais de se manter como principal autor do SI. Ao contrario do que se imagina organismo como a ONU, que apresentam uma idéia de governança global, só existem por que os Estados a legitimam. Ricupero, afirma que mesmo que os Estado nacionais venham enfrentando dificuldades para exercer o seu papel de principal ator do sistema internacional, essas dificuldades apenas demonstram que diante da globalização o Estado-nação adaptou-se e fortaleceu-se. Dessa forma a economia não deve ser o único parâmetro para comprovar que o mundo globalizou-se, pois na área política e de segurança os efeitos da globalização não são tão efetivos.

HIRST, Paul; THOMPSON, Grahame. Globalização em Questão: A economia internacional e as possibilidades de governabilidade. VOZES, Petrópolis, RJ, 2002.

RICUPERO, Rubens. A resilência do Estado Nacional diante da globalização. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n62/a09v2262.pdf. Acesso em: 09 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário